FAQ

O QUE É A A4U?

A A4U é uma empresa de soluções completas e integradas de iluminação LED. O projeto de soluções integradas, fornecido pela A4U, inicia-se com o levantamento técnico e consequente estudo de eficiência energética e luminotécnico, pelo fornecimento de equipamentos e instalação de todos os sistemas, terminando com assistência pós-venda e serviço de garantia total.

O modelo de venda por payback adotado pela A4U permite ao cliente não ter necessidade de efetuar um investimento inicial total. A A4U dispõe de um catálogo com mais de 600 produtos certificados de iluminação LED e disponibiliza soluções tailor made, 100% à medida das necessidades de cada cliente.

voltar ao topo


HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NO MERCADO?

A A4U está presente no mercado de iluminação LED desde 2008.

voltar ao topo


ONDE POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A A4U?

Para além da nossa página de Internet (na qual poderá deixar um pedido de contacto), poderá contactar-nos através do número 216 021 601 ou do e-mail: info@a4u.pt, todos os dias úteis entre as 9h00 e as 18h00.

voltar ao topo


O QUE É O LED?

O LED é um díodo semicondutor (junção P-N) que quando é alimentado com energia elétrica emite luz visível (fotões). Trata-se de um Díodo Emissor de Luz cujo nome deriva da sigla em inglês LED (Light Emitting Diode).

voltar ao topo


QUAIS AS VANTAGENS DOS LED SOBRE AS TECNOLOGIAS DE ILUMINAÇÃO CONVENCIONAIS?
  • Economia de Energia
    Os custos com iluminação podem ser reduzidos até 70%, dependendo das soluções implementadas, aumentando a qualidade da luz, devido à sua eficiência. Ainda que os custos de aquisição sejam mais elevados, quando comparados com outros tipos de lâmpadas, o balanço geral é francamente positivo considerando não só a poupança com os custos de iluminação, como também o tempo de vida útil dos LED.
  • Tempo de vida útil
    Os LED possuem um tempo médio de vida útil de 50 mil horas, destacando-se o facto de os reacendimentos não interferirem com a sua durabilidade. Uma utilização diária de 8 horas pode originar 17 anos de uso. Em comparação, o tempo de vida máximo de uma lâmpada convencional de tecnologia fluorescente é de 10 mil horas, reduzindo-se consideravelmente a sua longevidade com os reacendimentos.
  • Fluxo Luminoso
    Os LED fornecem a máxima iluminação instantânea, sem picos de corrente no arranque. Também o seu brilho praticamente não é alterado com a utilização, ao passo que uma lâmpada fluorescente chega a perder 84% do seu fluxo luminoso após 2 mil horas de uso.
  • Não gera calor
    Uma vez que não emitem raios infravermelhos, não geram calor, ou seja, a superfície iluminada por LED fica na temperatura ambiente. Trata-se de uma grande vantagem nomeadamente em áreas sensíveis ao calor, como a iluminação de alimentos ou cosméticos.
  • Contribui para o ambiente
    Devido ao seu baixo consumo, os LED reduzem consideravelmente as emissões de CO2 para a atmosfera. Não contendo também substâncias prejudiciais ao meio ambiente, tais como o mercúrio ou o chumbo.
  • Não emite Raios UV e Infravermelhos
    Exceto o LED, todas as fontes de luz conhecidas hoje (lâmpadas incandescentes, halógenas, vapor de sódio, iodetos metálicos, vapor de mercúrio, luz do sol) emitem este tipo de radiação.
  • Não oferece risco de contato direto
    Por trabalhar com baixa tensão, pode ser usado em ambiente húmido ou na água (ex. piscinas) sem risco de eletrocussão. As luminárias de uso residencial podem ser instaladas em lugares baixos sem risco de queimadura por contato.
  • Facilidade de integração
    A utilização dos LED com outros componentes eletrónicos como fibra ótica, painéis solares, baterias, entre outros é natural.
  • Resistência a uso severo
    Como se trata de um componente sólido, o LED suporta bem a vibração e a variação de temperatura.

voltar ao topo


O QUE É A TEMPERATURA DA COR?

A Temperatura de Cor é o termo relativo à aparência de cor da luz, ou seja, quando falamos em luz quente ou fria referimo-nos à tonalidade de cor que ela irradia para o ambiente circundante. A unidade de medida da temperatura de cor é o grau Kelvin (ºK). Quanto mais elevada é a temperatura de cor, mais azulada (fria) é a tonalidade de cor da luz, inversamente, quanto mais baixa é a temperatura de cor, mais amarelada (quente) é a sua tonalidade.

voltar ao topo